Refugio Serra Fina

Serra Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é um maciço montanhoso de aproximadamente 500 km de extensão que se estende ao longo dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Possui uma grande área de terras altas, destacando-se a Pedra da Mina (2.798m), o Pico das Agulhas Negras (2.792m), Morro do Couto (2.680m) e Pedra do Sino de Itatiaia (2.670 m).

Isso faz com que a região seja um grande atrativo para os amantes de turismo de aventura, com a realização de caminhadas, escaladas, vôo de asa delta, paraglider, rapel, canoagem, bóia-cross, vôo livre, rapel, trilhas de moto, jipe ou bike.

Mantiqueira significa “Serra que chora” em tupi-guarani devido à grande quantidade de nascentes, cachoeiras e riachos encontrados em suas encostas. Nela se encontram importantes fontes de águas minerais do país nas regiões de Passa Quatro, Caxambu, São Lourenço, Campos do Jordão, Poços de Caldas e Águas da Prata.

Coberta por vegetação de mata Atlântica e mata de araucárias, a sua fauna e flora são deslumbrantes. Pode-se ver queixadas, veados-campeiros, lobos guará, esquilos, jaguatiricas e a onça parda, além de ouriços, macacos monocarvoeiros, pacas, e aves como gavião, araponga, inhambus, jaçanãs, tucanos, canários, maritacas, pica-paus e gralhas azuis. Suas matas estão repletas de diversas espécies de árvores, como o Angico, a Quaresmeira, o Ipê, a Canela, o Pinho Bravo e bosques de Araucária, dentre outras.

É a mais extensa das Áreas de Proteção Ambiental já declaradas pelo governo brasileiro abriga o corpo principal da Serra da Mantiqueira e se estende desde o Parque Estadual Serra do Papagaio, ao norte do Parque Nacional de Itatiaia, no estado de Minas Gerais, até a Pedra do Baú, ao sul do Parque Estadual de Campos do Jordão, no estado de São Paulo.

No início da ocupação do Brasil a Mantiqueira foi um grande obstáculo a ser vencido para as expedições que iam para o interior em busca do ouro e das pedras preciosas. Vários desbravadores paulistas, entre eles Fernão Dias Paes Leme, abriram e consolidaram durante a segunda metade dos séculos XVI e todo o século XVII, um caminho que se iniciava no Planalto Paulista, seguia pelo Rio Paraíba passando por onde estão hoje as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena até a Cidade de Cachoeira. Daí atravessavam a Serra pela Garganta do Embaú e Passa Quatro e adentravam pelo Sertão da Mantiqueira.

Fonte: Wikipédia

Newsletter

Receba por e-mail as novidades do Refúgio.

Contatos

Telefones:
(11) 2626-9571 das 07h30 às 16h30
(11) 97194-3248 - Whatsapp até 19h00
Endereço:
Caixa Postal 16 – Cep: 37460-000 - Passa Quatro – MG - Brasil
Fale conosco por e-mail