Serra Fina

A Serra Fina, que faz parte da Serra da Mantiqueira, é um conjunto de montanhas alcalinas, com 12 picos de mais de 2.600 metros de altitude, localizada na divisa de três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, entre o Parque Nacional de Itatiaia e o maciço Itaguaré-Marins.

A largura estreita da linha de crista das suas montanhas deu o nome a Serra Fina, que possui um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro (acima de 2.000 m) e a montanha mais alta de toda a Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo e a quarta mais alta do Brasil: a Pedra da Mina (2.798 m). Além dela, há outros picos altos que formam esta serra, tendo como os principais: o Capim Amarelo com 2.491m e o Três Estados com 2.656m.

A travessia da Serra Fina é considerada uma das mais difíceis do Brasil. Ela pode ser feita no sentido Passa Quatro - Garganta do Registro, ou no sentido contrário. A “escalaminhada” em alguns trechos, a vegetação de bambus e capim por vezes dificulta a passagem, além de ocultar a trilha, e a água em somente alguns pontos, tornam a aventura para poucos.

Apesar do número de montanhistas na região aumentar a cada ano, essas montanhas ainda não são muito conhecidas. Enquanto o Parque Nacional do Itatiaia, vizinho da Serra Fina, foi criado em 1935, a conquista da Pedra da Mina se deu somente vinte anos depois.

Sua vegetação é formada de mata Atlântica e mata de araucárias, apresentando manchas remanescentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados.

Fonte: Wikipédia

Newsletter

Receba por e-mail as novidades do Refúgio.

Contatos

Telefone:
(11) 2626-9571 de Terça a Domingo das 08h00 às 16h30
Endereço:
Caixa Postal 16 – Cep: 37460-000 - Passa Quatro – MG - Brasil
Fale conosco por e-mail