Refugio Serra Fina

Passa Quatro

A origem do nome de Passa Quatro vem da época dos bandeirantes, no século XVII, quando estes tiveram que atravessar o mesmo rio quatro vezes para encontrarem um local propício para o pouso. Hoje a cidade conta com 15.584 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2010.

Localizada no sul de Minas Gerais, Passa Quatro se encontra entre as áreas mais altas do país, as Terras Altas da Mantiqueira, o que estimula a prática do montanhismo na região. Há desde trilhas mais tranqüilas para pessoas sem experiência, até a travessia da Serra Fina que passa pelo 4º maior pico brasileiro, a Pedra da Mina (2.798 m), pelo Pico dos Três Estados (2.665 m) que é o marco geodésico da divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e muitos outros picos elevados a mais de dois mil metros de altitude. Essa travessia é considerada uma das mais difíceis do Brasil.

Além das suas montanhas, há várias cachoeiras refrescantes, matas nativas e estradas rurais, ótimas para passeios em 4x4, mountain bike, trekking e cavalgadas. Um ótimo passeio também é a Floresta Nacional do IBAMA. A cidade ainda oferece outras opções de lazer como o passeio do trem da serra (Maria Fumaça) e o museu de cenários históricos brasileiros em miniatura.

Situada em Minas Gerais, a poucos quilômetros da divisa com o estado de São Paulo e praticamente tendo a mesma distância da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo, em torno de 260km de cada uma, fazem dessa bela estância hidromineral uma excelente opção de ecoturismo.

Newsletter

Receba por e-mail as novidades do Refúgio.

Contatos

Telefones:
(11) 2626-9571 das 07h30 às 16h30
(11) 97194-3248 - Whatsapp até 19h00
Endereço:
Caixa Postal 16 – Cep: 37460-000 - Passa Quatro – MG - Brasil
Fale conosco por e-mail